sábado, 2 de abril de 2011

RIO ITAJAÍ ERA A PRINCIPAL LIGAÇÃO COM O LITORAL


Na era das rodovias duplicadas e fretes aéreos, é um pouco dificíl imaginar que um barco com capacidade para aproximadamente 10 toneladas de carga já foi o principal meio de transporte local. Mas exatamente esse foi o papel do Vapor Blumenau por pelo menos quatro décadas. Quando ele dobrava a curva do rio, era sinal da chegada de maquinários, dividendos ou mesmo cartas de parentes ou amigos distantes.
Pelo Rio Itajaí-Açu chegaram os imigrantes que investiram na idéia da Colônia Blumenau. Pelas mesmas águas era feito todo o comércio de importação e exportação da colonia. Inicialmente, por pequenas canoas e balsas. Depois vieram as barcaças, botes e lanchões. O problema é que levava muito tempo para fazer o trajeto Blumenau a Itajaí, especialmente quando não havia vento: de um dia e meio até dois dias.
Por terra, o mesmo trajeto era possível por uma picada, que margeava o Rio Itajaí-Açu. Registros históricos apontam que essa estrada foi construída em 1864/65 a pedido do Dr. Blumenau. Pelas condições da picada, ela era utilizada principalmente pelas tropas de gado, cavaleiros e andantes. Em 1930, o trajeto melhorado já possobilitava viagens de carros, segundo a blumenauense Margareta Medeiros, 84 anos. Em cerca de duas ou três horas e meia, os automóveis faziam por terra o mesmo trajeto que o Vapor Blumenau.
Pouco antes de concluída a picada, em 1863, o colono Fernand Ebert fez a proposta de uma Companhia de Navegação a Vapor ligar Blumenau e Desterro (atual Florianópolis), servindo os portos de Tijucas, Porto Belo e Itajaí. Mesmo a idéia tendo sido aprovada na Assembléia, um abaixo-assinado abortou o projeto. O documento contrário de Ebert dizia que a prioridade da colônia era a conclusão da estrada até Itajaí e "uma boa e direta estrada para acima da Serra do outro lado".
Em 1874, foi criada em Desterro a Companhia Catarinense de Navegação. A compra do Vapor São Lourenço, destinado para fazer as linhas regulares da Capital com Gaspar, favoreceu Blumenau, mesmo não chegando até o município graças às fortes corredeiras e baixa profundidade na localidade de Belchior. As mercadorias eram levadas até Gaspar com canoas e carroças. Além de cargas, o vapor também transportava passageiros e malas postais - também em 1874 foi criada uma agência de Correio em Blumenau.

- Matéria publicada no Jornal de Santa Catarina em 31/08 e 01/09 de 2002.

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