domingo, 3 de abril de 2011

NETO DE ÚLTIMO PILOTO DO VAPOR BLUMENAU CRIA BLOG PARA BUSCAR RESTAURAÇÃO DA EMBARCAÇÃO

Mesmo morando em Cascavel (PR), ele pretende conscientizar autoridades

Ludwig Nogueira da Luz 79 anos, segundo filho de Alfredo da Luz,morador de Blumenau.

Com mãos firmes sobre o timão do Vapor Blumenau, Alfredo da Luz viveu dias de esplendor nas viagens que comandou pelo Rio Itajaí-Açu. Último piloto da embarcação, aposentada em 1959, o marinheiro teve uma vida paralela entre a família que deixava no Bairro Nova Esperança para conduzir mercadorias e passageiros até Itajaí.

O legado de Alfredo agora inspira a família a criar um blog para sensibilizar empresários e poder público a restaurar o barco. Um dos símbolos do apogeu da economia do Vale, o Vapor já passou por quatro reformas, a última em 1999. Hoje, repousa à deriva em ruínas, degenerando-se à ação do tempo, na Prainha. À frente do Vapor Blumenau de 1929 a 1956, Alfredo exibia satisfação.

Os risos tão comuns na embarcação, no entanto, foram sufocados com a má notícia que chegou em 1959. O Vapor Blumenau seria desativado. Alfredo chorou soluçante, ainda no barco, quando fora comunicado. Ele e a equipe foram trabalhar na Estrada de Ferro de Santa Catarina, onde se aposentou. Na década de 1980, mudou-se para São Paulo perto das filhas e morreu em 1992.

Hoje, histórias das viagens, interpretadas por Alfredo nos encontros de família, serão resgatadas no blog Vapor Blumenau - Um Patrimônio Histórico, criado pelo neto Milton da Luz, 48 anos. Na página, também estão materiais que contam a história do barco, fotos e reportagens publicadas em jornais da época. O neto do piloto pretende reafirmar o protesto pela restauração do barco, iniciado pelo tio Pedro Nogueira da Luz, em 1959. Embora a distância - Milton mora em Cascavel (PR) - e sem ver o barco desde 1977, refere-se ao Vapor como membro da família.

A esperança é que a restauração e a abertura à visitação turística se concretizem:

- Meu avô tinha um amor imenso pelo Vapor, e por trás dele há uma linda história. Ano passado, da prefeitura me garantiram que o barco e a Prainha seriam melhor aproveitados. Quero que vire realidade - protesta.

Confira o blog: www.vaporblumenau.blogspot.com.
JORNAL DE SANTA CATARINA - 31 de março de 2011.

2 comentários:

  1. Parabenizo meu primo Milton da Luz pela iniciativa, assim como meu Avô Alfredo e meu Pai Pedro Nogueira da Luz, temos grande estima pelo Vapor Blumenau porque ele faz parte da história de Santa Catarina. Estive visitando o Vapor nos ultimos anos e realmente ele vem sendo dilapidado e deteriorado, seja por vandalos e mesmo pelo tempo.
    Assim como meu primo também vivo no estado do Paraná, mas gotariamos de ter o prazer de compartilhar com nossos irmãos Catarinenses e com pessoas de outros estados ou países, se pudessemos visita-lo algum dia. Grande idéia de abrir um espaço turistico no local.
    Julio Cesar Nogueira da Luz - Geógrafo

    ResponderExcluir
  2. Milton
    Também devemos parabenizar seu primo Júlio, e todos que lutam por esta causa. Que nossos governantes olhem melhor o nosso passado, que saiba como preserva-los. Não consigo entender como possa ter pesssoas que ainda não tem essa visão, que a preservação de nosso passado, consiste em saber porque somos assim no presente e ajudar a projetar um futuro melho.
    Nosso prefeito atual JPK - formado em história deveria se preocupar e buscar recursos seja onde for para que nossa cidade não perca mais e se descaractrerize como está ocorrendo com nosso centro histórico. O prédio América, desde 1975 daquela forma, é um espetaculo vergonhoso que nossos gestores, autoridades constituídas não conseguem resolver.
    O nosso Vapor Blumenau, é parte de nossa grande história 1895 em diante. Embora Dr. Hermann Blumenau não o tenha visto pelo nosso rio maior, leva seu nome eisso só já é fato de tentar preservar a toda custa. Quanta riqueza por ele foi trazida, quantas pessoas importantes, ou comum de nossa cidade e Brasil fizeram parte de uma tripulação.
    Acorda BLumenau...
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir