VAPOR PROGRESSO
Foi o pioneiro. Construído pela mesma empresa do Vapor Blumenau, na Alemanha, fez sua viagem inaugural no dia 09 de dezembro de 1879, de Itajaí a Blumenau. O navio tinha potência de 30 cavalo; 22,80 metros de comprimento; 3,34 metros de largura, 1,80 metros de altura; e casco calando 70 centímetros. Desde que foi inaugurado, o Vapor Progresso fazia diariamente viagens entre Itajaí e Blumenau, num dia subindo o rio e no outro descendo. Em 1912 ele foi desativado.
VAPOR JAN
Rebocados de propriedade de Grewsmuehl e Hering, que aportou em Blumenau no dia 27 de outubro de 1889. Menor que o Progresso, tinha uma máquina possante que reforçou a rota Blumenau-Itajaí. Em janeiro de 1907 foi vendido para a Comissão de Melhoramentos da Barra do Porto de Itajaí.
VAPOR SANTA CATARINA
Conhecido como Catarina, era um rebocador curto e resistente que fazia sempre o percurso inverso do Progresso. Enquanto um descia o outro subia o rio. Segundo Sueli Petry, diretora do Arquivo Histórico de Blumenau, o rebocador conduzia materiais de construção da Estrada de Ferro de Santa Catarina.
VAPOR GUSTAV
Propriedade de Frederico Guilherme Busch Sênior, foi construído em 1908 num estaleiro local para transporte exclusivo de passageiros até Itajaí. Segundo Sueli Petry, o Vapor Gustav tinha potência de 50 cavalos e transportava até 60 passageiros. O Gustav foi vendido em 1914 para Joinville.
VAPOR RICHARD PAUL
Chegou em Blumenau em 26 de junho de 1910, fabricado na Alemanha. O Vapor era um transatlântico em miniatura que transportava passageiros e cargas entre Blumenau, Itajaí, Florianópolis e até Rio de Janeiro. Segundo o livro Acib Blumenau - 90 Anos de Memória, o Vapor Richard Paul alimentou, inicialmente, a concorrência com o Progresso e o Blumenau, diminuindo os preços das passagens de primeira e segundas classes.
VAPOR BLUMENAU II
Barco de turismo não era a vapor. Construído nos estaleiros de Itajaí, teve viagem inaugural em 24 de setembro de 1972. Navegava somente em Blumenau, transportando passageiros como veículo de passeio. Foi também restaurante. O Vapor Blumenau II parou suas atividades em 1990. Após alguns naufrágios, submergiu em Ilhota, em junho de 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário