quinta-feira, 31 de março de 2011

"NOVOS EQUIPAMENTOS RECONSTITUEM VAPOR BLUMENAU"

RECOMPOSIÇÃO REPRODUZ ESTRUTURA FIEL DO BARCO QUE OPEROU NA REGIÃO A PARTIR DE 1985

O Vapor Blumenau, recebeu na manhã de ontem um novo guincho, que reconstitui com fidelidade o roiginal, utilizado para embarcar a carga que o barco transportava em seu período de atividade, entre 1895 e os anos 50. É uma das etapas finais da recomposição do vapor, iniciada em 1999 e inicialmente planejada para os festejos do Sesquicentenário do município.
Além do mastro que sustenta o guincho, outro, localizado na popa, também foi recolocado. Eles são feitos de madeira, obedecendo aos padrões da mais fiel e cuidadosa restauração pela qual a embarcação já passou. Outro destaque será o museu interativo, que terá lugar no antigo espaço de cargas do vapor.
De acordo com o empresário Ricardo Stodieck, ex presidente do instituto Blumenau 150 Anos e responsável pela restauração, os mastros originais e o guincho foram destruídos com a deterioração do tempo. Sua instalação encerra os trabalhos de metalurgia e de mecânica. "Faltam apenas acertos finais de carpintaria e pintura, para finalizar a parte elétrica e a colocação do toldo", garante Stodieck.
O vapor deverá ficar pronto até 14 de julho. De acordo com o empresário, o barco será inaugurado em uma cerimônia especial no dia 1 de setembro, o domingo que antecede o aniversário de 152 anos do município.

REVITALIZAÇÃO

O Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau (Ippub) já tem um esboço da revitalização do espaço que cerca o Vapor Blumenau, na Prainha. Entre as principais melhorias previstas estão o reforço da iluminação no local, que é precária, reforma do calçamento, ajardinamento e instalação de tótens de identificação.
"O projeto também inclui a instalação de um portão e a colocação de vigilância. Queremos que a Prainha, hoje praticamente abandonada, possa voltar a ser um espaço para passeio e lazer do blumenauense e do turista", frisa Rosália Wal, arquiteta do Ippub.
A recuperação da peça é a etapa inicial de um plano mais ambicioso, o resgate e a ampliação do antigo porto. A intenção é que o local receba não só o próprio Vapor Blumenau, como as outras embarcações. O projeto da restauração foi desenvolvido pelo Ippub, e é resultado da iniciativa do Instituto Bertha Blumenau, com apoio do Instituto Blumenau 150 Anos.


- Matéria publicada no Jornal de Santa Catarina no primeiro semestre de 2002 - Jornalista Rnê Müller

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog, e aluta para que nossas autoridades constituídas, possam dar mais valor a este importante patrimonio publico.
    Uma vergonha para nossa cidade deixar chegar a esta situação. Blumenau já está muito descaracterizada, a começar pelo seu centro histórico que é uma vergonha.
    Em meu blog www.adalbertoday.blogspot.com tenho algumas postagens sobre o vapor, inclusive uma recente que fala da morte do comandante do Vapor Blumenau.
    Para acessar é só procurar no busca a direita e a esquerda irão aparecer os dados sobre o vapor.
    Abraços
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história. Em Blumenau

    ResponderExcluir