ATÉ DEZEMBRO, VAPOR BLUMENAU DEVE ESTAR DE VOLTA AO ITAJAÍ-AÇU
A estrutura de aço da popa do Vapor Blumenau está concluída. Agora, os profissionais da LD Engenharia, em parceria com o Estaleiro Premolnave, de Navegantes, trabalham na instalação do motor e da hélice da embarcação. A restauração do histórico começou em junho deste ano e deve estar pronta até a primeira quinzena de dezembro. O restante do barco está sendo restaurado na Prainha, em Blumenau, e apresentsa 30% da estrutura em aço já substituída.
O presidente do Instituto Blumenau 150 anos, Ricardo Stodieck, garante que o trabalho está de acordo com o cronograma. Depois de pronto, o Vapor ficará ancorado no antigo Porto de Blumenau, que será recuperado como parte do projeto de reurbanização da Rua XV de Novembro, com previsão também para dezembro.
O engenheiro mecânico responsável pelos trabalhos, Leônidas Rezende Dutra Neto, diz que agora o próximo passo será instalar o motor e a hélice na popa da embarcação. "Dentro de dois meses, queremos estar levando a popa para Blumenau para que seja, finalmente, recolocada no barco", diz. Segundo ele, a parte mais complexa do trabalho, cujo projeto foi elaborado pelo engenheiro naval André Luiz Pimentel, foi mesmo a recuperação da popa.
"Toda esta parte que agora receberá o motor, antes comportava a caldeira. Foi necessário redesenhar a estrutura", comenta. O motor terá 170 cavalos marítimos de potência. A parte do barco que está em Blumenau, na Prainha, ainda será submetida ao acabamento geral, com serviços de carpintaria nos mastros, na roda de água que será restaurada, na sala de comando, máquinas e estrutura elétrica. "Faremos tudo como era antes".
RESTAURO
Com esta filosofia a arquiteta do Setor de Patrimonio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Blumenau (Ippub), Rosália Wal, elaborou o projeto de restauração para o interior do Vapor Blumenau. Ela conversou com pessoas que entraram na embarcação nos tempos que ainda navegava, buscou fotos em museus da Alemanha e conseguiu arquivos de museus marítimos. Tudo isso para poder reproduzir com a maior fidelidade possível como foi um dos principais marcos da navegação fluvial do século passado no Vale do Itajaí.
Construído em 1892 na Alemanha e importado para o Brasil, o Vapor Blumenau foi montado num estaleiro em Itajaí. A embarcação foi fundamental para o desenvolvimento da região no início do século. Era através dela que se transportavam mercadorias rumo às cidades litorâneas e também passageiros, que aproveitavam o meio de transporte considerado mais rápido na época.
As escalas de embarque e desembarque eram feiras em Gaspar e Ilhota. Na década de 50, quando as estradas férreas passaram a ocupar a lacuna até então preenchida pelo Vapor que foi desativado.
Sem navegar nos últimos 50 anos, já passou por duas restaurações desde então. Esta é a terceira reforma e promete colocar o antigo Vapor Blumenau em movimento novamente. "Ele ficará ancorado no porto, mas terá condições de navegação sempre que preciso, em datas especiais", comenta Rosália.
- Matéria provável mês de setembro de 1999, Jornal de Santa Catarina - por Marta Vizzotto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário